Dentro das atividades de nossa IV Semana Missionária nosso Seminário teve a oportunidade de conhecer o trabalho da Fazenda da Esperança instalada em Pouso Alegre a pouco tempo.
Algumas informações sobre a instalação da Fazenda aqui em nossa cidade: Na segunda-feira, dia 24 de janeiro de 2011 foi oficializada a vinda da Fazenda da Esperança para o município de Pouso Alegre.
Segundo o Padre Mário Borghi, que está participando desse projeto, toda a documentação necessária estava pronta e estava previsto que os trabalhos começassem até o mês de abril.
A Fazenda da Esperança foiinstalada nas terras que pertenceram ao ex-traficante internacional, Juan Carlos Ramirez Abadía, preso em 2007. Após sua prisão, o Juiz da 6ª Vara Criminal de São Paulo, Fausto Martim de Sanctis, determinou que todos os bens do traficante fossem leiloados. Dentre eles, estava o sítio de Pouso Alegre, que foi adquirido por um comerciante, também do estado paulista.
O local que antes foi comprado com o dinheiro do tráfico, agora recebe jovens dependentes químicos para tratamento de recuperação. Os trabalhos de recuperação na Fazenda se amparam no tripé: disciplina, trabalho e espiritualidade. Com a disciplina é trabalhada a parte de convivência, no trabalho. Com o trabalho, desenvolve-se a terapia produtiva, onde cada recuperando, após três meses de internação, passa a se auto-sustentar através dos trabalhos realizados na Fazenda. A espiritualidade se ampara nos valores católicos, reacendendo no recuperando toda a questão de espiritualidade.
O tempo de tratamento de cada recuperando é de um ano. E o índice de inserção na sociedade é de 80%. A família de cada recuperando também recebe tratamento, uma vez que a família é o contexto mais profundo em amparo.
Alguns dados sobre a Fazenda da esperança de Pouso ALegre - A área de 20 hectares, cercada de verde, no bairro do Cervo, foi adquirida pela Associação Emaús, de Pouso Alegre, por R$ 640 mil, e foi repassada à Associação Nossa Senhora da Glória, conhecida por Fazenda Esperança, com sede em Guaratinguetá (SP).Inicialmente a entidade deve atender 20 dependentes químicos, com previsão de que este número chegue a 150. A Fazenda Esperança funciona, como dito, no sítio que pertencia ao traficante colombiano Juan Carlos Abadia, preso, no Brasil, em 2007
A Fazenda Esperança é uma comunidade terapêutica que, no Brasil e em outros países, acolhe jovens com o desejo de se recuperar dos mais variados tipos de vícios por meio da convivência, trabalho e espiritualidade.
Foi criada em 1979, em Guaratinguetá (SP) pelo frade Francisco Hans Stapel e por Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos. Hoje, a entidade está espalhada por mais de 60 localidades no Brasil e no Exterior.
Foi uma experiência marcante para os participantes deste momento, onde pudemos ter contato com pessoas envolvidas com esse projeto e pudemos ver quais os trabalhos realizados na Fazenda: trabalho manual com velas, trabalhos em poços para criação de peixes para comércio, etc. É um local agradável onde os jovens podem se recuperar de seus vícios. Abaixo algumas fotos do local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário