I CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL DE SEMINARISTAS

1º Congresso Missionário Nacional

de Seminaristas

LOGOTIPO DO CONGRESSO

Pontifícias Obras Missionárias – Centro Cultural Missionário

Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial

Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

 

Brasília, DF, 4 – 10 de julho de 2010

“A vocação e o compromisso de ser hoje discípulos e missionários de Jesus Cristo na América Latina e no Caribe, requerem clara e decidida opção pela formação dos membros de nossas comunidades, a favor de todos os batizados, qualquer que seja a função que desenvolvem na Igreja” 

[Documento de Aparecida 276]


Motivação

Nestes últimos anos no Brasil, muitos seminaristas maiores revelaram-se particularmente sensíveis à questão missionária. Há cinco anos o Centro Cultural Missionário de Brasília vem organizando cursos de formação missionária, com a finalidade de introduzi-los ao estudo da teologia da missão, mediante a abordagem de questões fundamentais, fortalecê-los em sua consciência missionária e iniciá-los a uma prática evangelizadora próxima, inculturada, com horizonte universal.
Esses cursos se multiplicaram pelos Brasil afora em nível Regional, assim como outras iniciativas tais como missões de férias, jornadas missionárias, eventos de animação missionária envolvendo seminaristas, etc. Em numerosos seminários, surgiram Conselhos Missionários de Seminaristas (COmises).
Aparecida convida todo Povo de Deus a assumir decididamente a caminhada latino-americana pós-conciliar, a opção pelos pobres de Medellín (1968) e Puebla (1979), a inculturação e a opção pelos outros de Santo Domingo (1992) e colocar a missão no centro de suas atividades pastorais. Com efeito, ao impulsionar a missão estamos preparando a Igreja no Brasil para “uma nova primavera da missão ad gentes” (DAp 379).
Por ocasião do Ano Sacerdotal, pareceu-nos oportuno promover um evento que fosse avaliação da caminhada feita e articulação, reflexão, compromisso e avanço em vista de uma formação presbiteral profundamente missionária.


Objetivo Geral:

Ajudar os seminaristas do Brasil a assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral.

Objetivos Específicos:

· aprofundar as motivações aptas a abrir os seminaristas para o horizonte da missão universal;
· discutir com os representantes dos seminaristas e formadores o modelo de formação atualmente em
vigor à luz das urgências da missão universal e das diretrizes da Igreja.
· evidenciar o “modo missionário” de viver o ministério presbiteral no mundo de hoje;
· incentivar a criação e a articulação de Conselhos Missionários de Seminaristas;
· aproximar as casas de formação da atividade de animação missionária dos Conselhos Missionários
Regionais e Diocesanos;
· suscitar o desejo de realizar eventos missionários para seminaristas em nível regional
· promover vocações missionárias ad gentes entre os seminaristas do Brasil.

TEMA:  Formação presbiteral para uma missão sem fronteiras.

LEMA: Chamados para estar com ele e enviados (Mc 3,14).





PArticipantes

O 1o Congresso Missionário Nacional de Seminaristas quer contar com a participação de 150 – 200 pessoas inscritas. Este número caracteriza o congresso como um momento de encontro, reflexão, partilha, articulação e compromisso, antes de ser um grande evento festivo.
Os convidados são seminaristas a partir do 3º ano de filosofia, representantes dos próprios seminários de origem. Cada Regional da CNBB terá a disposição um número de vagas proporcional ao número de suas dioceses para compor o grupo de participantes de acordo com sua própria realidade eclesial.
A inscrição será feita através dos COMIREs de cada Regional.


I CONGRESSO MISSIONÁRIO - EXPECTATIVAS

ESTÁ CHEGANDO O I CONGRESSO MISSIONÁRIO NACIONAL PARA SEMINARISTAS EM BRASÍLIA DE 04 A 10 DE JULHO E NÓS EDPO FRANCISCO CAMPOS E MARCOS EDUARDO CALIARI NOS SENTIMOS MUITO FELIZES EM PODER FAZER PARTE DESTE GRANDE MOMENTO DE NOSS IGREJA DE PENSAR SOBRE A MISSÃO, ALGO TÃO INDISPENSÁVEL NA EVANGELIZAÇÃO PARA QUE TODOS OS POVOS TENHAM VIDA!!!

NOS ENCONTRAMOS LÁ!!!

IMPRESSÕES SOBRE O CONGRESSO

De 04 a 10 de julho pude ter uma experiência marcante em minha vocação ao estar em Brasília para o I Congresso Missionário Nacional de seminaristas, um momento forte de encontro com outros irmãos do Brasil todo, estávamos em 150 seminaristas 10 formadores, alguns bispos. Pudemos nesses dias aprender muito sobre as dimensões da formação relacionando-as com a missão. Foi momento forte de aprendizado, convivência e troca de experiências. O encontro foi marcado por conferências, momentos em grupo e plenários. Além de noite cultural, partilhas de experiências missionárias, etc.
Foi sem dúvida uma experiência marcante, pelo aprendizado, pelas amizades feitas e pela oportunidade de falar sobre a Missão, dimensão tão cara em nossos tempos!!!
Marcos Eduardo Caliari


VÍDEO SÍNTESE SOBRE O CONGRESSO



DINÂMICA


PARTICIPANTES DO 1 CONGRESSO - CONTATOS



CONTATOS:

EDPO FRANCISCO CAMPOS (4 ano de Teologia): edpoc@hotmail.com

MARCOS EDUARDO CALIARI (4 ano de Teologia): mcaliari29@hotmail.com

QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE NOSSO COMISE PODEM ENTRAR EM CONTATO...